Liam Butterworth, CEO da Dowlais, empresa controladora do fornecedor de trem de força GKN Automotive, disse: "À medida que a transição para veículos totalmente elétricos diminui, o mercado continuará sendo dominado por combustão interna e veículos híbridos para o futuro previsível.
Embora os EUA atrasem a China e a Europa na adoção de VE, continua sendo um mercado crítico em que montadoras e fornecedores de peças buscam retornos substanciais em seus investimentos em eletrificação.
No entanto, sob a liderança de Trump, a Agência de Proteção Ambiental dos EUA anunciou na semana passada planos para revogar os regulamentos de emissões de veículos que exigiriam que as montadoras produzissem mais VEs.Isso marca o mais recente de uma série de esforços abrangentes do governo Trump para reverter as políticas incentivando a produção de veículos elétricos, após o cancelamento da meta para os VEs compensarem mais de 50% das vendas de carros novos nos EUA até 2030.
Essas mudanças de política já levaram as montadoras a reduzir seus planos de EV, afetando os fornecedores.A Dowlais relatou um declínio de receita de 6,4% ano a ano em 2024, atribuindo mais de dois terços da queda às vendas fracas em sua linha de produtos EpowerTrain.A empresa agora planeja reduzir o investimento em seus negócios de acionamento eletrônico, que inclui motores elétricos, inversores e caixas de câmbio.
Em 2024, a divisão EpowerTrain representou 27% da receita da GKN Automotive, enquanto sua divisão de linha de transmissão - focada em veículos de gelo - contribuiu com 57%.Butterworth disse que os negócios perdidos das plataformas de EV foram parcialmente compensados pelas decisões das montadoras para prolongar a vida das plataformas de gelo."Na América do Norte, estamos vendo muitos contratos existentes estendidos por dois, três e até quatro anos", observou ele.
A Dowlais está sendo adquirida pelo fornecedor de trem de força dos EUA. American Exle.Butterworth disse que o acordo apoiará o crescimento da GKN Automotive na América do Norte."A fusão é uma ótima opção para nós, porque o eixo americano é muito forte no segmento de caminhões em tamanho real".As duas empresas esperam realizar um total de US $ 300 milhões em sinergias da fusão.
O GKN Automotive também foi afetado pela desaceleração da EV na Europa.A Companhia citou três projetos de EV e um programa dos EUA como principais contribuintes para o declínio nos volumes do sistema de direção eletrônica."No primeiro trimestre do ano passado, quando alguns mercados europeus removeram todos os incentivos de EV, as vendas de EV caíram significativamente - especialmente na Alemanha e na Itália", disse Butterworth.
Ele acrescentou que o projeto 500E da Fiat foi impactado por essas mudanças de incentivo."O custo do 500E aumentou em vários milhares de euros, que mataram essencialmente a demanda do mercado por esse modelo".
À medida que mais montadoras passam para a produção interna de sistemas de acionamento elétrico, os fornecedores neste campo enfrentam sérios desafios.Essa mudança permite que as montadoras alavancem suas vantagens de fabricação e substituam gradualmente a produção tradicional de motores.Como resultado, a comoditização está se intensificando, a concorrência de preços está crescendo e a pressão do cliente para reduções de custos está apertando as margens do fornecedor.
"O ambiente macro em toda a indústria automobilística está passando por mudanças estruturais em torno de tarifas, geopolítica, regionalização e necessidades em evolução do cliente", disse Butterworth, "criando ventos fortes para muitos fornecedores de peças de automóveis".
O email: Info@ariat-tech.comHK TEL: +00 852-30501966ADICIONAR: Rm 2703 27F Ho King Comm Center 2-16,
Fa Yuen St MongKok Kowloon, Hong Kong.